Você sabe que o significa o estado de erraticidade?
Por erraticidade entende a Doutrina Espírita o estado em que se encontra o Espírito entre duas encarnações. Essa condição mais ou menos ditoso é determinada pelas atitudes morais desenvolvidas pelo indivíduo.
Por erraticidade entende a Doutrina Espírita o estado em que se encontra o Espírito entre duas encarnações. Essa condição mais ou menos ditoso é determinada pelas atitudes morais desenvolvidas pelo indivíduo.
Erraticidade é um termo que desperta muitas dúvidas nas pessoas, mas é algo simples de definir. Nada mais é do que um estado espiritual, ou uma condição de existência onde os espíritos desencarnados passam durante o espaço entre uma encarnação e outra.
O que é Erraticidade?
A palavra erraticidade vem de “erro”, e significado o estado em que os espíritos cometem um número maior ou menor de erros, sem compreender a sua natureza espiritual e a natureza do mundo dos espíritos.
Em O Livro dos Médiuns, capítulo 23, “Vocabulário Espírita”. a erraticidade é definido como o estado em que se encontram os Espíritos errantes, ou erráticos, isto é, não encarnados e em processo de evolução, durante o intervalo de suas existências corporais.
São errantes, isto é, estão na erraticidade, todos os Espíritos que têm caminho a percorrer nas lutas da evolução.
Os chamados espíritos errantes, ou erráticos.
A definição de erraticidade por Allan Kardec
Estado dos Espíritos errantes, isto é, não encarnados, durante os intervalos de suas existências corpóreas.
A erraticidade não é um sinal absoluto de inferioridade para os Espíritos. Há Espíritos errantes de todas as classes, salvo os da primeira ordem ou puros Espíritos, que não tendo mais que sofrer encarnação, não podem ser considerados como errantes. Os Espíritos errantes são felizes ou desgraçados segundo o grau de sua purificação.
É nesse estado que o Espírito, tendo despido o véu material do corpo, reconhece suas existências anteriores e os erros que o afastam da perfeição e da felicidade infinita.
É então, igualmente, que ele escolhe novas provas, a fim de avançar mais depressa.
Instruções práticas sobre as manifestações espíritas
É o estado dos Espíritos errantes, isto é, não encarnados, durante os intervalos de suas diversas existências corpóreas. A erraticidade absolutamente não é símbolo de inferioridade para os Espíritos.
Há Espíritos errantes de todas as classes, salvo os da primeira ordem, ou puros Espíritos, que, não tendo mais que passar pela reencarnação, não podem ser considerados errantes. Os Espíritos errantes são felizes ou infelizes, conforme seu grau de depuração.
É nesse estado que o Espírito, então despojado do véu material do corpo, reconhece suas existências anteriores e as faltas que o distanciam da perfeição e da felicidade infinita. É ainda nessa condição que ele escolhe novas provas, a fim de progredir mais rapidamente.
Chico Xavier e a definição de Erraticidade
O Evangelho de Chico Xavier de Carlos A. Baccelli, no texto Umbral, comenta sobre a erraticidade:
Várias vezes, visitei, com Emmanuel e André Luiz, as regiões do Umbral…
Não vi por lá uma criança sequer, mas pude observar muitos pais que se responsabilizaram pela queda dos filhos — mais pais do que mães!…
Muitas mulheres são vítimas de seus maridos; foram abandonadas por eles, lutando sozinhas com a educação dos filhos… É um caso difícil.
A reencarnação para muitos Espíritos é um processo doloroso.
Quando vemos pessoas trabalhando com a criança, sinceramente empenhadas na sua educação, são Espíritos que reencarnam com a missão do resgate… A gente costuma dizer que se trata de Espíritos missionários — estão na missão de quitar o débito!…
O Umbral é a Erraticidade, mencionada por Allan Kardec; os Espíritos sofredores, errantes, que não conseguem ascender às regiões superiores, permanecem na expectativa de um novo corpo…
Há Espírito que reencarna de qualquer jeito; não dá para escolher família, raça, sexo…
Mas não existe nenhuma conotação entre “estado de erraticidade” e “inferioridade espiritual”, é claro que somente os Espíritos puros, porque estão fora do grupo de Espíritos errantes, mas todos os outros espíritos que têm caminho a percorrer nas lutas da evolução.
Segundo Kardec, já atingiram a penúltima classe da escala analisada nas questões 100 e seguintes de O Livro dos Espíritos, até eles, estão na fila da reencarnação; são, pois, Espíritos errantes, também.
Fonte:https://espiritismo.tv/Vocabulario/erraticidade/