Português (Brasil)

O que é meditação?

A meditação é uma sabedoria espiritual universal e uma prática encontrada no centro de todas as grandes tradições religiosas.

Compartilhe este conteúdo:

 A meditação é uma sabedoria espiritual universal e uma prática encontrada no centro de todas as grandes tradições religiosas. Conduz o praticante da mente ao coração e à integração destes dois centros do ser humano. Não é uma prática exotérica complicada ou essencialmente difícil. É um processo de aprendizagem, a maior parte do qual é, de fato, desaprender as respostas condicionadas imaginárias à realidade.

Por que aprender a meditar?

Por que a meditação é tão popular em nosso tempo, especialmente em nosso mundo secular? A principal resposta é que ele demonstrou ser um excelente antídoto para o estresse, que é causa de muitas doenças em nosso tempo presente. O estresse afeta a liberação de hormônios importantes na corrente sanguínea. Os dois mais importantes são a serotonina e o cortisol. Aqui estão quatro razões pelas quais meditar:

  • Antídoto para o estresse
  • Reduzindo a ansiedade e a depressão
  • Risco limitado de doença cardiovascular
  • Totalidade da mente e do espírito

A plenitude do nosso ser total

Esses benefícios da meditação para a saúde também vêm no caminho daqueles que praticam a meditação como uma disciplina espiritual, mas são vistos como efeitos colaterais positivos e não como o objetivo principal da disciplina. A meditação como uma disciplina espiritual não é apenas sobre uma plenitude do corpo, mas também uma plenitude da mente e do espírito – uma plenitude do nosso ser total; o silêncio da meditação permite nos transformar em quem devemos ser, um ser pacífico e harmonioso satisfeito por amor. Nós nos movemos da superfície para a profundidade do nosso ser, onde Cristo habita. E ao fazê-lo, não só entramos em um melhor relacionamento com nós mesmos, mas também com os outros, com a criação e com a Realidade Divina, na qual todos estão inseridos. 

 

Como meditar?

A meditação é algo que todos podem fazer, veja como.

Sente-se.
Sente-se quieto com as costas retas.
Feche os olhos levemente.
Então, interiormente, silenciosamente,
comece a recitar uma única palavra –
uma palavra-oração ou mantra.

Recomendamos a antiga palavra-oração cristã “Maranatha”. Diga-a com quatro sílabas igualmente separadas. Respire normalmente e dê toda a sua atenção à palavra como você a diz, silenciosamente, gentilmente, fielmente e – acima de tudo – simplesmente.

A essência da meditação é a simplicidade. Fique com a mesma palavra durante toda a meditação e em cada meditação dia após dia. Não visualize, mas ouça a palavra, enquanto você diz. Deixe de lado todos os pensamentos (até mesmo bons pensamentos), imagens e outras palavras. Não lute contra suas distrações: deixe-as ir dizendo sua palavra fielmente, gentilmente e atentamente e retornando a ela assim que perceber que parou de dize-la ou quando sua atenção vagar.

Com que frequência devo meditar?

Medite duas vezes por dia, de manhã e à noite, entre 20 e 30 minutos. Pode levar um tempo para desenvolver essa disciplina e o apoio de uma tradição e uma comunidade é sempre útil.

 

Fonte:https://wccm.org/o-que-e-meditacao/?gad_source=1&gclid=CjwKCAjww_iwBhApEiwAuG6ccNcT1LETnPH7H_Fx4Tz2qBQU6HawznyI-WJ17YuZlBqFAp2ZngGLEBoCaj4QAvD_BwE

Compartilhe este conteúdo: