Português (Brasil)

CLIMATHE24 traz experiência de moeda social e ambiental no Rio Grande do Sul

CLIMATHE24 traz experiência de moeda social e ambiental no Rio Grande do Sul

CLIMATHE24 traz experiência de moeda social e ambiental no Rio Grande do Sul

Compartilhe este conteúdo:

A programação do 2º dia de Conferência do Clima de Teresina tem como foco inovação e justiça climática. Nesta manhã de terça-feira (28), o prefeito de Santiago, interior do Rio Grande do Sul, Tiago Gorski, apresentou uma solução para o problema do lixo orgânico municipal e resíduos recicláveis, através das moedas sociais “Pila Verde” e “Pila Azul”.

“Quando falamos de mudanças climáticas, falamos de comportamento humano. O município de Santiago busca fortalecer a educação ambiental e a prática da sustentabilidade, incentivando a população a separar os resíduos em casa e contribuindo para diminuir o custo com a destinação de resíduos domésticos para o aterro sanitário licenciado. A ideia da Pila Verde e Azul são muito bonitas, mas a prática é o que temos tido de resultado é ainda mais cativante. É essencial compartilharmos essas boas práticas com outros municípios, pois é onde a vida acontece e podemos ver a transformação de comportamento”, explica o Prefeito de Santiago (RS), Tiago Gorski.

Na Pila Verde, a cada 5 kg de lixo orgânico levados no ponto de coleta, o cidadão recebe 1 Pila, que pode ser trocado junto às feiras do produtor. Em contrapartida, os produtores, com o pila, podem comprar mudas, sementes e adubo.

A ideia consiste no recolhimento e reaproveitamento do resíduo orgânico do município de Santiago para a produção de adubo, que será utilizado no cultivo local de alimentos da agricultura familiar, e no estímulo ao consumo desses alimentos saudáveis comercializados nas feiras da cidade.

Já a Pila Azul é uma iniciativa que tem objetivo de estimular o recolhimento de resíduos recicláveis. Cada tipo de resíduo equivale a uma quantidade de moeda, que podem ser usadas para comprar horários e utilizar ginásios e quadras esportivas do município, além de participação em campeonatos e ações esportivas.

Os debates que envolvem inovação contam ainda com a participação de Karla Godoy, secretária executiva de Sustentabilidade de Pernambuco/PE, Luciano Paez, primeiro secretário do clima do Brasil, e Jivago Gonçalves, secretário executivo de Planejamento Estratégico e Gestão de Teresina.

A 2ª Conferência do Clima de Teresina é realizada pela Prefeitura de Teresina, em parceria com o ICLEI – Governos Locais Pela Sustentabilidade, e com a Semam – Secretaria Municipal do Meio Ambiente e contará com a realização do 3º Encontro Regional do ICLEI Nordeste.

O 1º dia de CLIMATHE 24 buscou debater e apresentar soluções climáticas com foco na arborização. O evento é um marco na mobilização da ação climática local, destacando a necessidade de uma resposta imediata e coordenada à crise climática. Neste contexto, o evento traz o tema “A cidade que eu quero é verde” e propõe que Teresina abrace o movimento de rearborização e, assim, consiga frear o avanço das ilhas de calor.

 

Fonte:https://pmt.pi.gov.br/2024/05/28/climathe24-traz-experiencia-de-moeda-social-e-ambiental-no-rio-grande-do-sul/

Compartilhe este conteúdo: