Casos prováveis de dengue crescem no Piauí e carro fumacê será usado para controle da doença.
Teresina segue liderando a lista de municípios piauienses com o maior número de casos prováveis de dengue em 2024, com 316 notificações até o momento.
Os casos prováveis de dengue no Piauí, em 2024, já somam 770. O número representa um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando estavam sob análise 713. Além dos diagnósticos confirmados, o índice também considera os casos inconclusivos, ignorados/brancos e pacientes com sinais de alarme e grave de dengue.
Para controle da doença, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) reforçou as ações de monitoramento e apoio técnico para controle da doença. Uma das medidas foi a liberação do carro fumacê para Bom Jesus e Currais, cidades que, proporcionalmente ao número de 100 mil habitantes, tiveram aumento da incidência e se encontram em situação de alerta.
Apesar da alta de casos prováveis de dengue, o estado não registrou nenhuma morte em decorrência da doença. O óbito que estava em investigação em Bom Jesus ainda não foi registrado pelo município no sistema oficial e se trata de uma paciente que veio do Distrito Federal.
A Sesapi reforça a importância da população manter os cuidados para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue e Chikungunya. A orientação é manter a limpeza dos ambientes domésticos e evitar água parada.
Fonte:https://cidadeverde.com/noticias/408178/casos-provaveis-de-dengue-crescem-no-piaui-e-carro-fumace-sera-usado-para-controle-da-doenca