Caminhada: benefícios, como começar, qual o tempo ideal
Movimentar-se, mesmo que em pequenas distâncias, reduz pico de açúcar no sangue e previne problemas de saúde
Nos últimos anos, o mundo mudou significativamente sua relação com a caminhada, com milhões de pessoas passeando pelas calçadas do bairro ou pelas trilhas locais na esperança de melhorar sua condição física, ver outras pessoas e melhorar a saúde mental. Além de democrático — basta um tênis para caminhada —, esse exercício está associado a benefícios físicos e emocionais.
O que é e para que serve a caminhada?
Caminhar em ritmo acelerado ou intensidade moderada é um exercício aeróbico. Esse tipo de atividade está associada a muitos benefícios para a saúde, como melhorar a saúde do coração e aumentar a resistência enquanto queima calorias.
Como começar a caminhar?
Quanto mais rápido, mais longe e com mais frequência você caminhar, maiores serão os benefícios. Para quem não está acostumado, o ideal é começar aos poucos, caminhando em ritmo médio, e aumentar gradualmente, tanto a distância quanto a frequência e intensidade.
O que acontece com o corpo quando fazemos caminhada?
À medida que caminhamos, o sangue transporta oxigênio para os músculos, que aprendem a usar o oxigênio com mais eficiência. Isso melhora o fluxo sanguíneo por todo o corpo.
Caminhada melhora a circulação sanguínea
O coração é um músculo e, portanto, também é beneficiado com a caminhada. Além de melhorar a circulação, exercícios aeróbicos, como uma caminhada moderada, aumentam a frequência cardíaca. Com o tempo, o coração fica mais forte e o corpo é capaz de suportar incrementos mais longos de atividade de alto ritmo.
Caminhada promove aumento da temperatura corporal
A caminhada também promove o aumento temporário da temperatura corporal, seguido pela queda da temperatura. Isso ajuda a promover o adormecimento e também diminui o tempo que o corpo leva para realmente adormecer.
Qual é o tempo ideal para uma caminhada?
As principais diretrizes de saúde recomendam a prática de pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana, ou uma combinação de atividade moderada e vigorosa. Isso equivale a cerca de 30 minutos diários de caminhada moderada, cinco vezes por semana.
Entretanto, pouco é melhor do que nada. Um estudo publicado na revista Sports Medicine mostrou que caminhar por apenas 15 minutos após uma refeição pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e prevenir problemas de saúde, como diabetes tipo 2.
É importante sempre consultar um médico e fazer uma avaliação completa, não deixando de ouvir também um educador físico.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/guia/os-18-principais-beneficios-da-caminhada-para-saude.ghtml