Bahia espera atrair R$ 30 bi em investimentos estrangeiros para energia limpa
Missão de governadores do Nordeste foi à Europa para buscar parcerias, com destaque para projetos de hidrogênio verde
A Bahia, um dos maiores produtores de energias renováveis no Brasil, espera receber R$ 30 bilhões em investimentos estrangeiros no setor ao longo dos próximos anos.
A projeção foi feita pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Ele integra a missão do Consórcio Nordeste que está na Europa com o objetivo de atrair investimentos na área da energia verde.
Jerônimo relatou que empresários e entes públicos da Alemanha, da Bélgica e da Holanda demonstraram interesse em investir na região.
Os governadores Paulo Dantas (MDB) (Alagoas), Elmano Freitas (PT) (Ceará), Rafael Fonteles (PT) (Piauí), Fábio Mitidieri (PSD) (Sergipe) e o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), também fizeram parte do grupo.
De acordo com Jerônimo, grande parte desse investimento deve ser em infraestrutura. “É um investimento dirigido majoritariamente na parte de infraestrutura e produção de energia. Portos, aeroportos, linhas de transmissão, são custos que os estados não têm pernas para suportar”, afirmou.
Durante as reuniões com autoridades e empresários europeus, o potencial do Brasil na produção de hidrogênio verde foi um dos centros da discussão. Isso porque a Europa — principalmente a Alemanha — busca se livrar da dependência do gás natural da Rússia, sem causar danos ao meio ambiente, o que exclui a possibilidade da queima de carvão e coloca o Brasil em uma posição estratégica.
O governador da Bahia ressaltou que o intuito é não apenas exportar energia, mas trabalhar usar os projetos de hidrogênio verde também para a industrialização do estado.
“Não queremos apenas exportar [energia limpa], queremos garantir também a neoindustrialização. Trazer indústrias para que o Nordeste produza energia e industrialize a economia”, acrescentou.
Algo que assusta os investidores, no entanto, é a inexistência de um marco legal do hidrogênio verde. O Senado deve votar, na próxima semana, um projeto de lei sobre o assunto. A relatoria do texto está com o senador Otto Alencar (PSD-BA).
“Sem marco legal, os investidores ficam inseguros. Ligamos para o relator, que nos apresentou o cenário. Ele espera que na próxima semana o projeto seja votado e aprovado”, disse Jerônimo.
Em junho de 2023, a União Europeia anunciou 2 bilhões de euros em investimentos para apoiar a produção brasileira de hidrogênio verde. Em novembro, a União Europeia se comprometeu a apoiar financeiramente a construção de uma usina de hidrogênio verde no litoral do Piauí.
O hidrogênio verde é produzido através da eletrólise da água, utilizando energia limpa, sem gerar emissões de CO².
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/bahia-espera-atrair-r-30-bi-em-investimentos-estrangeiros-para-energia-limpa/