Português (Brasil)

União Europeia procura Itamaraty para discutir situação da Venezuela

União Europeia procura Itamaraty para discutir situação da Venezuela

Mauro Vieira tem reforçado defesa do Brasil por transparência sobre dados do processo eleitoral do país vizinho

Compartilhe este conteúdo:

Diante do impasse eleitoral na Venezuela, chanceleres da União Europeia têm buscado o Brasil para compreender o cenário político no país comandado por Nicolás Maduro.

Nos últimos dias, o chanceler Mauro Vieira foi procurado mais de uma vez pelo ministro de Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares. Na última quinta-feira (1º), o ministro também conversou com o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Segurança, Josep Borrell.

Em comunicado recente, a União Europeia se posicionou na mesma linha que o Brasil. Cobrou transparência na divulgação dos resultados das eleições presidenciais. Diferentemente dos Estados Unidos, a UE não reconheceu a vitória do candidato da oposição, Edmundo Gonzalez.

No Chile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve nesta segunda-feira (5) o mesmo discurso adotado pelo Itamaraty. A expectativa é de que, após retorno ao Brasil, o petista converse por telefone com Maduro.

Brasil tem trabalhado com México e Colômbia por um posicionamento comum. O governo brasileiro cogita, inclusive, enviar o chanceler Mauro Vieira para a Venezuela na tentativa de demover o presidente venezuelano.

 

 

Fonte:https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/gustavo-uribe/politica/uniao-europeia-procura-itamaraty-para-discutir-situacao-da-venezuela/

Imagem da Galeria Protesto contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Maracaibo no último dia 30
Compartilhe este conteúdo: