Vitamina para cachorro: Conheça os Tipos e sua importância na ração
As vitaminas são essenciais para a saúde, auxiliando no desenvolvimento de um corpo saudável e prevenido contra doenças.
Uma rotina ideal para os cães conta com visitas periódicas ao veterinário, atividades físicas, brincadeiras e muito carinho. Para aproveitar a vida com muita disposição, é necessário que os cachorros desfrutem de uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e vitaminas, assim como os seres humanos.
As vitaminas são essenciais para a saúde, auxiliando no desenvolvimento de um corpo saudável e prevenido contra doenças. E a boa notícia é que, oferecendo uma ração completa e balanceada, você já garante que o seu cachorro consuma a quantidade ideal de vitaminas.
A seguir, nós explicamos a importância das vitaminas para cães e como elas funcionam.
Entenda a importância das vitaminas para cachorros
Como adiantamos, as vitaminas para cachorros – filhotes, adultos ou idosos – funcionam de forma parecida com as vitaminas humanas. Elas são micronutrientes que contribuem para a boa manutenção do organismo e que devem ser consumidas diariamente, por meio de uma dieta saudável e equilibrada.
De forma geral, elas atuam no crescimento e desenvolvimento do corpo canino, garantindo uma melhor qualidade de vida para que seu cão possa aproveitar os dias ao seu lado, com muita saúde e energia.
Cada vitamina contribui para áreas específicas do organismo e a ausência de uma delas pode causar diversas complicações de saúde, como problemas imunológicos, ósseos, digestivos, bucais, intestinais e outros. Por isso, é fundamental se certificar de que a ração que seu cachorro consome possui todas as vitaminas necessárias.
Conheça as principais vitaminas para cães
Vitaminas B1, B2, B3 e B6
O grupo de vitaminas B é muito importante para a saúde do cachorro. Ele contribui para a boa saúde mental dos animais, pele, pelos, digestão e absorção de nutrientes, além de intensificar a produção de células vermelhas. Confira o papel de cada uma:
- B1 (Tiamina): responsável por reforçar a energia e metabolismo do cachorro, além de atuar diretamente em seu sistema nervoso;
- B2 (Riboflavina): auxilia na produção de células vermelhas e contribui para a manutenção da saúde dos olhos e sistema nervoso;
- B3 (Niacina, Nicotinamida): atua no sistema digestivo e nervoso. Contribui também com o funcionamento das enzimas;
- B6 (Piridoxina): importante para pleno funcionamento das hemoglobinas, além de contribuir com o sistema nervoso, imunológico e regulação hormonal.
A falta desses itens na alimentação pode causar anemia, distúrbios neurológicos, diarreia, problemas gastrointestinais, perda de peso, inflamação das gengivas, problemas de pele e queda de pelo.
Vitamina C
A vitamina C é um antioxidante desenvolvido naturalmente pelo cachorro, por meio da glicose. Ela garante a produção de células brancas e ajuda a reduzir a frequência de inflamações. Além disso, é um importante reforço contra disfunções cognitivas que podem surgir durante o envelhecimento.
Vitamina D3
A famosa vitamina do sol é essencial para balancear minerais, como o fósforo e cálcio, e garantir a boa formação dos ossos. Sem ela, o cachorro não consegue manter um saudável desenvolvimento ósseo e muscular, podendo contrair problemas cardíacos ou doenças nos ossos.
Vitamina E
Esse é outro antioxidante essencial para pleno funcionamento da formação de glóbulos vermelhos e regulação do metabolismo do cachorro. Seu déficit pode causar fraqueza muscular, perda de fertilidade, problemas intestinais e até hemorroidas.
Ácido Fólico
O ácido fólico é uma substância sintética, que atua, principalmente, no desenvolvimento do DNA e das células. Seu consumo, nas quantidades corretas, diminui as chances de os cachorros filhotes nascerem com fenda palatina, fusão irregular formada durante a gestação e que pode lesionar o osso e a mucosa do céu da boca.
Biotina
A biotina atua no corpo como uma coenzima, que auxilia na formação da pele, unhas e pelos. A falta de tal vitamina costuma ocasionar fraqueza nos pelos e unhas, coceira e erupções. Em casos mais graves, pode resultar também em depressão, apatia, alucinações e formigamento nos membros.
Importante lembrar que todas as vitaminas acima podem ser consumidas por completo através de uma alimentação balanceada.
Fonte:https://optimumpet.com.br/dicas-e-conselhos/vitamina-para-cachorro-conheca-os-tipos/