Português (Brasil)

5 benefícios psicológicos e emocionais de ter um animal de estimação

5 benefícios psicológicos e emocionais de ter um animal de estimação

Melhora a saúde mental, traze alegrias para a casa e ajuda a espantar a solidão, ter um bichinho de estimação é só benefícios.

Compartilhe este conteúdo:

Benefícios de ter um animal de estimação 

  • Ajuda a aliviar a solidão e nos ensina a ter mais responsabilidade 

    Animais de estimação nos acompanham pela casa, buscando atenção e compartilhando os momentos da vida. São uma excelente companhia que traz aconchego, afasta a carência e a solidão. Além disso, ter um pet nos ajuda a ser mais responsáveis, devido aos cuidados diários que necessita.

    A companhia de um pet pode ser importante especialmente para idosos, pois ajuda a ocupar a mente e o tempo.  Nos obriga a realizar atividades como alimentar, brincar e levar para passear que acabam ajudando no estímulo da memória. 

  • Melhora as habilidades sociais e aumenta autoconfiança 

  • Outro benefício de ter um animal de estimação é que ele pode ser uma ponte importante para construir relacionamentos com outras pessoas. Os tutores podem compartilhar as peripécias e histórias dos seus filhos de quatro patas, o que é uma ótima maneira de se aproximar de alguém, iniciar uma conversa e incentivar a socialização. Essa interação tende a aumentar a autoconfiança e melhorar as habilidades de comunicação. 

  • Reduz sintomas de depressão, estresse e ansiedade 

  • Eles nos trazem emoções positivas, não julgam, são companheiros fiéis, super carinhosos. Eles parecem entender quando precisamos de um abraço. Ter um cão ou gato pode ajudar a prevenir a depressão, doenças cardiovasculares e eliminar sentimentos de estresse.  

  • Aumenta produção de hormônios da felicidade 

  • Ocitocina, serotonina e dopamina são hormônios da felicidade associados ao afeto, empatia e amor. Vários estudos afirmam que ter um peludo pode ter um efeito positivo nos processos cognitivos, pois aumenta a produção desses hormônios e regulariza o cortisol, hormônio relacionado ao estresse. Por conta disso, as adoções de animais de estimação aumentaram durante a pandemia, uma ótima solução para ajudar a enfrentar o isolamento.  

    De acordo com algumas pesquisas, sinais biológicos semelhantes aos de mães e filhos são intensificados no organismo sempre que há contato visual com um animal de estimação.  

    Lembre-se que a solidão pode levar à depressão e a transtornos mentais, por isso é importante estimular os hormônios no seu dia a dia. Um simples abraço ou contato visual com um animal é suficiente para aumentar os níveis de ocitocina. 

  • Incentiva a atividade física 

  •  Uma das melhores maneiras de combater o sedentarismo é levar os animais de estimação para passear. Uma forma divertida de introduzir mais movimento no dia a dia. As pessoas levam o peludo para caminhar, brincar, correr e se distrair, sem considerar uma atividade cansativa.  E quando você se movimenta, o humor, saúde mental e o bem-estar aumentam. 

    As interações homem-animal são tão benéficas que agora existe uma nova forma de praticar yoga. Também conhecido como dog yoga, a ideia é praticá-lo com seu cachorro ou com outros animais. Este também acaba se tornando um momento para se conectar com o universo e a natureza. Ajuda a trazer energia positiva para a aula, reduzir pensamentos negativos e gerar bem-estar. 

    Fonte:https://www.organnact.com.br/blog/mundo-pet/5-beneficios-psicologicos-e-emocionais-de-ter-um-animal-de-estimacao/

     

Compartilhe este conteúdo: